Pular para o conteúdo principal

[ORIENTADO] Diabetes e Corrida de Rua

DIABETES E CORRIDA DE RUA
Por José Márcio, Bancário

   Antes de mais nada, sabe aquele conselho para procurar o seu médico antes de começar uma atividade física? Para o diabético não é um conselho, é uma ordem.
   E agora cabe uma rápida explicação sobre os tipos de diabetes: A do tipo 2, mais comum, está relacionada, na maioria dos casos, a maus hábitos alimentares e sedentarismo, e se manifesta a partir dos 50 anos, podendo ser antecipada. Normalmente o diabetes tipo 2 pode ser controlado com alimentação saudável e atividade física, na maioria dos casos.
   O diabetes tipo 1 é uma condição autoimune, que pode ter origem genética ou ser deflagrada por uma condição traumática, como uma infecção forte. O portador passa a ser dependente da injeção de insulina e a isto são acrescentados cuidados de vários aspectos, como visão, circulação, rins, fígado, pés. Tudo isto, e mais um pouco.
    A atividade física, no meu caso, a corrida de rua, deve ser incluída nos seus cuidados e recomenda-se fazê-la com orientação técnica e acompanhamento da sua equipe médica (endocrinologista, cardiologista e nutricionista).
    A atividade física aeróbia tem, além da melhora da condição cardiovascular e do condicionamento físico, acelera o metabolismo, favorecendo o processamento do açúcar do sangue, reduzindo a glicemia, pois há uma demanda maior de energia na musculatura.
   E o diabético insulino-dependente pode correr longas distâncias? Sim, com o devido cuidado e acompanhamento dos médicos, você programa a administração da insulina e acompanha a evolução da glicemia, garantindo o bem estar durante os treinos e as corridas.
    Um cuidado importante do diabético corredor é informar aos colegas corredores e aos instrutores a sua condição de diabético, para que, numa emergência, saibam informar à equipe médica esta condição; pois um dos primeiras providências nessas situações é a administração de soro com glicose, o que, no diabético, deve ser precedida da medição da glicemia. Se estiver alta, ministra-se soro sem glicose e insulina para baixá-la.
   Se você comparar esses cuidados à satisfação de correr livremente pelas ruas, vai ver que vale muito a pena.
Foto - José Márcio
PERFIL AMIG@ CORREFOR
  • Ano que começou a correr – 2010
  • Prática a corrida com supervisão técnica – Sim, desde novembro de 2015. Antes treinava por conta própria
  • Pisada – Levemente supinada
  • Marca de tênis favorita – Mizuno, e em segundo lugar, Nike
  • Quilometragem média semanal – 25 km
  • Distância favorita – 5 km
  • Percurso máximo percorrido – 24 km no Desafio das Capitais CORREFOR em 2011
  • Prova dos sonhos – Paris-Versailles (16 km)
  • Utiliza GPS ou aplicativo? Se sim, qual? Garmin Fenix 3
  • Prática outra atividade física? Caso sim, qual? Bicicleta eventualmente e musculação com regularidade

Comentários

Postar um comentário