Pular para o conteúdo principal

[DIÁRIO DO MARATONISTA] BRB Marathon 2020 - Semana 1

O Diário do Maratonista registrará todas as atividades realizadas pelo desportista amador, Jéfferson Malveira Cavalcante, EU, popularmente conhecido como "Prefeito do CORREFOR", com o objetivo de desbravar os 42 km na Beach Run Brasil Marathon. Diante da pandemia COVID-19, após uma fase de Lockdown no Estado do Ceará, treinos de atletas individuais, atividades do eixo "Esporte, Cultura e Lazer" foram liberadas em Fortaleza (LEITE, 2020).  
[COVID-19] O Decreto Nº 33.608, 30 maio 2020, DOE-Ceará, dispõe sobre a liberação dos treinos para jogadores participantes da final do Campeonato Cearense. O fato por se tratar de aglomeração, não deveria ter sido liberado e sim treinamento individual. Estabeleci que meus treinos, individual ou com a presença de um familiar, mesma residência, serão realizados com a utilização de protetor facial, no horário de menor movimentação e se respeitando a distância mínima de 2 metros dos cidadãos, distanciamento social.
[FICA A DICA] A preocupação com a saúde e a preservação da integridade física é prioridade e devemos buscar profissionais habilitados e qualificados para orientações e acompanhamento, como exemplo: planilha de treinos (Profissional de Educação Física); alimentação (Nutricionista); mobilidade (Fisioterapeuta); o coração (Cardiologista); e a saúde, de um modo geral (Médic@).
O retorno do Malveirão ocorreu na última terça-feira, 2 jun. 2020, com as seguintes atividades: 
  • Dia 1 - 2/6 ⇒ 30 min de caminhada + 30 min, alternando caminhada e trote + alongamento
  • Dia 2 - 3/6 ⇒ 60 min, alternando caminhada e trote + alongamento
  • Dia 3 - 4/6 ⇒ 60 min de caminhada + alongamento
  • Dia 4 - 5/6 ⇒ 60 min de caminhada
  • Dia 5 - 6/6 ⇒ Aquecimento + Alongamento + Educativos + 45 min, alternando caminhada e trote + 15 min de caminhada + Alongamento
[CONCLUSÃO] Ganho de peso e cerca de 2 meses sem atividade física acarretaram perda total de condicionamento e o retorno precisará ser com muita cautela e paciência, começando a correr do "zero".
Excelente fim semana de atividades e #vamospcima!
[REFERÊNCIAS]
LEITE, A. Camilo oficializa plano de retomada gradual e 66 mil pessoas voltam ao trabalho nesta segunda-feira, 1º. Disponível em: <https://www.opovo.com.br/noticias/economia/2020/05/28/camilo-oficializa-plano-de-retomada-gradual-e-66-mil-pessoas-voltam-ao-trabalho-nesta-segunda-feira--1.html>. Publicado em: 28 maio 2020. Acesso em: 30 maio 2020.

Por Jéfferson Malveira Cavalcante

Comentários

  1. PARABÉNS PELA INICIATIVA. COMEÇO OS MEUS TREINOS NA SEMANA QUE VEM. PEÇO A SUA PERMISSÃO E AUTORIZAÇÃO PARA SEGUIR A SUA PLANILHA. DESDE JÁ DESEJO SUCESSO NO SEU MARAVILHOSO PROJETO. E GOSTARIA DE CONTAR COM A SUA AJUDA NO TOCANTE A TIRAR ALGUMAS DÚVIDAS E PEDIR ALGUMAS ORIENTAÇÕES.
    FORTE ABRAÇO.
    PA.: O NEGÓCIO TÁ DE PÉ, DEPENDE SÓ DA SUA POSIÇÃO.

    ResponderExcluir
  2. Na hora, #TamuJuntoSempre. Recomendo antes o bom e velho check-up e uma conversa com um profissional de Educação Física. #vamospcima
    Forte abraço

    ResponderExcluir

Postar um comentário