Pular para o conteúdo principal

[42 KM] Eu desbravei!


O Sentimento da Primeira Maratona: 
da Preparação à Conclusão.

Não sei vocês, mas eu respeito longas distâncias. O que quero dizer com isso? É que não acredito que qualquer um deva se aventurar nos 42.195m e nem que a distância deva ser subestimada, virando a primeira meta de um corredor vide a minha história. 

Maratona exige respeito, sim, senhores! 

[CIDADE ESCOLHIDA] Sempre viajo na companhia dos colegas apaixonados por corrida. Temos um grupo no whatsapp que rola altos planejamentos e treinos. A decisão de encarar os meus primeiros 42 km se deu início nos meados de outubro de 2018. Tivemos o conceito de desbravar os 42 km, na época escolhemos a Maratona Internacional de Floripa na belíssima cidade de Florianópolis, em Santa Catarina. Participamos, em outra oportunidade de uma meia na capital catarinense e gostamos bastante por causa do clima bastante frio, o que nos ajuda a se distrair nas ruas. 
[PLANEJAMENTO] Ponta pé inicial em dezembro/2018. Foco na logística do "maraturista". De quatro integrantes, apenas 2 fecharam o desafio. O primeiro passo foi efetivar a minha inscrição, na época em promoção pelo site foco radical. Com bons ânimos 8 meses antes da prova já começamos a se preocupar com passagens, confesso que ainda estão com valores, e a hospedagem, pois a procura já estava a todo vapor, a cidade estava cheia para as datas, ficou meio tenso, mas deu tudo certo. Então começamos os treinos na tranquilidade, a ficha ainda não tinha caído, com treinos leves entre 5 e 10 km no máximo, sem levar em conta que 42 km exige respeito e cabeça para conclusão. 
[TREINOS] Sou corredor amador, tive pra mim esse desafio para encarar... Aliás, o grupo é SUPERANDO LIMITES, correr uma Maratona 42k... pela primeira vez, durante o ano de 2019 a maior rodagem no treinaço Pernada nas Capitais, 25 km, mas estava fora do planejado, pois estava cedo demais. 
[ASSESSORIA ESPORTIVA] No mês de março, através de um colega, o Anderson Negão do Brutos do Mato, indicou uma Assessoria Esportiva a SejaFit do parceiro Cleiton e o professor Victor Martins, que me deram praticamente um novo caminho com planilhas e treinamentos funcionais de fortalecimento. Levando em consideração que estive tentando colocar todo o planejamento dividido com o trabalho, todos os treinos foram noturnos e em locais diferentes. 
[BARREIRAS] No mês de maio, 3 meses para o grande dia, tive um primeiro treino com o grupo, um longão de 30 km. Na época senti dores na lombar e fiquei no km 25, daí então fui orientado a começar a planilha de treinamentos que foi intervalando com corridas longas e curtas constantemente
[CONFIANÇA] Durante todo o processo de treinamento não tive nem um tipo de contusão ou problemas de saúde. Agradeço até hoje a Deus por isso, pois devido eu esta vindo vinha uma obesidade se eu ficar parado, muito provável iria voltar a obesidade. 
[A VIAGEM] Bom, como toda corrida exige planejamento, a viagem pra mim já começou embaçada, durante o percurso esqueci o celular no transporte de app no trajeto casa–aeroporto, o que me tirou toda a alegria e virando preocupação, estava incomunicável, como viajava com uma colega fiquei aguardando no aeroporto ela chegar, pois viria em outro voou com atraso, eu sem poder chamar veículo ou endereço do hotel tive que aguardar a chegada dela para então ir ao hotel. Sem celular não deu para tirar belas fotos da paisagem que Floripa tem. 
[O GRANDE DIA] Incrível que pareça, normalmente na véspera de corrida longa, não durmo direito, fico meio tenso, e justo na minha prova alvo foi uma noite perfeita de sono. Fiquei sabendo até que ronco "risadas". No hotel praticamente não rolou uma refeição, um café da manhã, serviram muito tarde, o que faltou planejamento na escolha do hotel. Já na área da corrida na famosa Beira Mar Norte, tendo ao seu lado a famosa Ponte Hercílio Luz e um baita de um frio de 13ºC me empacotei todo com calça, 2 camisas, manguito, luvas e um pano para o nariz, tava parecendo um "Jiraya". No meu querido nordeste, 23ºC já é uma geladeira aberta, tudo a mil maravilhas, foi a hora de por enfrente tudo que aprendi durante todo o ano e todo o histórico das 16 meias maratonas que conclui. 
A vida é uma constante maratona, se você não corre, você não alcança”. 


Clara Florêncio 

[#VAMOSPCIMA] A largada em ponto as 06h:10m da manhã, comecei num ritmo bom, forte para os padrões de treinamento que vinha trabalhado, foi o km 1, 2, 3, 8, 10 e 18, quando percebi algo errado as pernas estavam perfeitas, cabeça boa (psicológico) e cai para um problema fisiológico, vontade de ir ao banheiro, urinar (uma dor miserável) talvez por causa do frio ou falta de hidratação, que me atrapalhou por 5 vezes seguidas no km 19, 22, 28, 31, 32. Gente, nunca passei por isso nos treinos e o pior de tudo ao parar nos postos onde tinha banheiro sempre tinha 2 ou 3 atletas, com isso foi me matando, pois a cada parada o corpo esfriava, mais e mais naquele frio, com isso foi matando o tempo de prova, no km 32, um staff de moto passou avisando não ande, pois precisava passar no tempo de corte no km 35 com 5h:15m. Ahhhhhhh, consegui passar com 5h:13m, que aliívio, UFA. Agora mais tranquilo, aumentei o meu esforço para conseguir o tempo estimado, sempre levando em conta que qualquer km acima de 30 para mim era superação, era um desafio conquistado, pois ainda não tinha desfrutado do volume de km. 
[O MURO] Resultado desse esforço cai nos últimos 7k195m, caminhava e trotava, no fim queimei o tempo limite em 6h:14m pelo relógio madrinha. Pelo relógio de pulso fiz em 6h:05m, dando “42,940” metros. Consegui a medalha dos 42K, mas só peguei por que conclui e todo concluso merece sim aquela medalha, recebi também o certificado de conclusão de prova o que me deixou bastante aliviado, triste por não fazer uma bela prova mais contente bastante para trabalhar os erros cometidos e planejar uma próxima 42k no ano de 2020. 
[MARATONISTA] Eu acho que fui um guerreiro, encarar os primeiros 42 km sem desfrutar de treinos com volume acima de 30 km, sobrepeso, eu tinha em mente passar o dia quebrado, que nada foi papa, agradeço a minha Assessoria, meus amigos, minha família por me apoiar nos momentos de viagem. 

Deixo com vocês essa frase:
A CORRIDA ME FAZ LEMBRAR QUE EU CONSIGO FAZER COISAS DIFÍCEIS”. 

Marie Krueger-Miller 

#EU VOU VOLTAR 2020 FLORIPA
#BORA PRA PRÓXIMA

Por Walisson Tony
Corredor de Rua Amador
Hoje Maratonista


O espetáculo!
Foco
Ninja!
Gratidão!

Comentários

  1. Parabéns cara, eu comecei a treinar pra essa prova no início do ano, só que tive que parar os treinos por causa de um aparecimento de e uma hérnia inguinal....mais próximo ano se Deus permitir estarei lá estreando minha primeira maratona.

    ResponderExcluir

Postar um comentário