Pular para o conteúdo principal

[DESBRAVANDO] Desafio Serra dos Matões 2019

Em que outra prova você vai subir pedras gigantes ao som de pífanos? Em que desafio vai adentrar um singletrack ao rufar de tambores? Ou ser presenteado com a vista de um mirante e a melodia de instrumentos clássicos tocando a mais pura música regional no ponto de controle dos atletas!? Presenciar o casamento de um sax com uma sanfona ao pôr do sol antes da descida mais técnica talvez também não tenha passado pela sua cabeça quando se inscreve numa corrida de trilha. Menos ainda, imagino, uma recepção esquentada por uma fogueira e pelos ânimos de um grupo de quadrilha vibrando sua chegada no quilômetro final. Trilha sonora ao vivo interfere positivamente na disposição, renova a energia, encoraja pros trechos mais difíceis: qualquer um que esteve lá pode confirmar. Misturar o correr com o dançar pode garantir o passo que faltava para irmos além.
[A PROVA] O Desafio de Matões, que ocorreu dia 22/06 na cidade de Pedro II, no Piauí, surpreende e encanta em todos os detalhes. Além do engajamento cultural, que tornou a prova ponto de interesse dentro do Festival de Inverno que acontecia aqueles dias no município, a prova conta com profissionalismo ímpar em sua organização. 
[O ESPETÁCULO] A preocupação com a segurança dos participantes chamou a atenção da leitura do regulamento até o final dos 21 km do desafio. Éramos 150 inscritos largando às 14h de um dia ensolarado com um helicóptero sobrevoando nossas cabeças. Coisa de cinema. Além disso, cerca de 100 staffs colaboraram para que a prova se desenrolasse com eficiência e tranquilidade. Luciano, o idealizador do evento, parecia se multiplicar, fazendo-se presente nos locais mais delicados do percurso, que exigiam mais atenção. Quando menos se esperava, era sua mão a indicar a água para refrescar o calor escaldante ou a segurar a nossa, já à noite, no trecho mais íngreme e perigoso. Além do quantitativo, a qualidade de toda a equipe deve ser reverenciada: os profissionais, além de competentes, eram deveras amáveis e traziam em si o entusiasmo do produtor. Eu, particularmente, acredito que energia contagia; e a que circulava no desafio de Matões era ótima.
[REFERÊNCIA] Merece destaque, ainda, nesta edição da competição, o fato do evento ter contado com a presença do técnico da seleção brasileira de trailrun, Sidney Togumi. Na sexta-feira que precedeu a largada, durante o congresso técnico, apresentou informações relevantes sobre corrida em trilhas. Sua experiência e simplicidade durante a conversa com os atletas agregaram ainda mais valor a este evento que já vem se destacando por sempre superar as expectativas.
Por fim, deve-se enfatizar que acolhimento e envolvimento das comunidades locais e a responsabilidade com o meio ambiente também foram compromissos assumidos pela organização da competição. Característica de uma equipe que pensou em tudo e, em breve, estará apaixonadamente realizando tudo outra vez.

Parabéns e gratidão aos envolvidos. Que venha Matões 2020!

Por Gina Emanuela.
Ju, Drica, Monygle, Eu (Gina) e De DEUS.
Eu me divirto muito!
Cautela e espetáculo!
Monygle.
Antônio De DEUS.
Ju.
Blogueiros do Mato!

Comentários

  1. Não estive na prova, mas pelo texto a vontade de ir em 2020 é gigante.

    ResponderExcluir
  2. Vc me fez voltar a cada um daqeles lugares e arrepiei por lembrar de cada detalhe q ali vivemos. Gratidão à Deus por estar ali tbm...parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir
  3. Uma prova que exige do corpo e alimenta a alma! Ano que vem tou lá, e no outro e no outro!

    ResponderExcluir
  4. Galera que merece todos os aplausos 👏👏❤️

    ResponderExcluir
  5. Nossa, que relato lindo!! Olha, ficamos muito felizes por todo este carinho para com Desafio...no fundo o que nós queremos, como já pude dizer em outras ocasiões, é poder proporcionar aos corredores novas e significativas vivências...Gina, muitíssimo obrigado pelas palavras, sei que é um esforço muito grande, seja de ordem financeira, seja físico para estar na Serra dos Matões...da nossa parte, só procuramos tentar fazer valer a pena todo este esforço. Galera, do Ceará...vocês arrasaram!!

    ResponderExcluir
  6. Gina, lindo demais! Admiração total por vc! Fiquei doida pra ir, mas não me garanto na corrida. Rs 🤗😘

    ResponderExcluir

Postar um comentário