Pular para o conteúdo principal

[ORIENTADO] Planejamento Financeiro na Corrida

O fato de participar de corridas de rua hoje já se encontra como um padrão de status na sociedade contemporânea. A busca por sempre melhorar a qualidade de vida vem trazendo cada vez mais adeptos ao maravilhoso mundo de eventos esportivos no atletismo. Também destaco o crescimento acelerado do CrossFit e vários amigos já estão aderindo e se apaixonando pela modalidade.
Pois bem, vamos a temática do Orientado, "Planejamento Financeiro na Corrida". Listando os itens básicos, temos:
  • Exames - check up e o teste na esteira, de preferência realizados anualmente, precisamos da liberação dos médicos para evitar qualquer imprevisto;
  • Vestuário - Boné, viseira, lenço, gorro, luvas, óculos, camiseta, camisa, top, short, calça, bermuda térmica, sutiã, cueca, calcinha e/ou meia. O material, a tecnologia presente, a marca favorita, a estética, a moda e o preço predominam na decisão do consumidor. Não sei se é impressão, mas quando vem "fitness" os preços disparam.
  • Tênis - de acordo com o tipo de pisada, aqui entra o fisioterapeuta, e objetivos de acordo com a planilha de treinamento. O ideal é ter no mínimo dois, treino e prova.
  • Equipamentos - relógio, celular, GPS (no mínimo, geralmente, algum para registrar o tempo e acompanhar o rendimento), fones e sistema de hidratação (mochilhas, pochetes, garrafas etc).
  • Alimentação - aproveitar bem os nutrientes de forma balanceada é fundamental para garantir um bom desempenho nas atividades do cotidiano.
  • Assessoria/treinador - o acompanhamento por um profissional de educação física é de fundamental importância no rendimento do atleta, seja ele amador ou elite.
  • Fortalecimento muscular - como sempre fala o meu nobre amigo personal, Alexandre Aguiar, "musculatura forte e trabalhada de forma correta potencializa a performance e previne lesões".
  • Inscrições - o calendário está sempre recheado e com os mais diversos preços, mas estamos acompanhando uma maior preocupação com o atleta. Destaco a RR Esportes e Eventos, do Gigante do Bem Ricardo Ramalho, que vem inovando seja nos kits, percursos mais rápidos e/ou desafiadores (Carlinhos da CG e Alisson da Move, profissionais de educação física que detonam), entretenimento e diversão (teremos o evento "Quem são elas?" que conta com uma programação espetacular, além da corrida) e não posso deixar de mencionar o circuito de corridas mais encantador do país, Beach Run Brasil. Também destaco o Circuito das Estações que se consolidou no calendário cearense e que oferece uma padronização de altíssima qualidade (logística, kits e produtos tops), mas que ainda falta ofertar a opção 21 km, já presente em outros estados.
  • Extras - passagem, hospedagem, babás, diárias, ..., não podemos esquecer de quando queremos desbravar no mundão afora.
Quando nos deparamos do correto e do aconselhável, começamos a refletir que não é só colocar o tênis e ir para a rua/esteira correr. Se colocarmos tudo na ponta do lápis, praticar essa atividade com responsabilidade e visando performance, exige um maior investimento e cabe aos cidadãos batalhar para garantir a concretização dos seus objetivos.
Por fim, devemos valorizar a equipe multidisciplinar na prática esportiva que envolve medicina, fisioterapia, nutrição e educação física. Procure sempre profissionais registrados nos seus conselhos de classe e com reputação ilibada. E também valorizar as provas que respeitam/valorizam o cidadão, ofertando sempre um serviço de excelência e compromisso com o desenvolvimento local, social e ambiental.
Por Jéfferson Malveira Cavalcante, Prefeito do CORREFOR.
Malveirão (cidadão com a camisa do Ceará). Foto - Tiago Sousa

Comentários

Postar um comentário