Pular para o conteúdo principal

[DESBRAVANDO] Ultra Trail Chapada Diamantina UTCD

A Ultra Trail Chapada Diamantina é a primeira ultramaratona de montanha no estado da Bahia e foi realizada no último sábado, 17/11/2018, no município de Mucugê.
A diversão teve início no deslocamento, 14 horas para percorrer 1350 km, distância que separa a terrinha, Fortaleza/CE do local da prova.
[COMO CHEGAR A CIDADE]
  1. Fortaleza/Salvador - voo. Chegando na capital baiana partiu rodoviária. Detalhe, translado gratuito do aeroporto até a estação mais próxima do metrô.
  2. Salvador/Mucugê - Chegando na rodoviária, não tinha mais passagem, tudo lotado devido ao feriadão. Portanto, pegamos outro ônibus para Itaberaba e depois para Mucugê.
Não houve gastos extras do planejado, apenas alteração de rota, a Cidade Salvador é muito bem planejada quando se refere em Aeroporto, Metrô, Rodoviária, nunca havia ido a cidade e conseguir locomover sem problema.
[A PROVA] Vou descrever mais sobre à ultra, porém tinha outras categorias que conta com outros três percursos mais curtos, de 5, 11 e 21 km, estes disputados em duplas, vence quem concluir o percurso no menor tempo. A Ultra de 50 km é disputada solo.
[INSCRIÇÃO] Teve início no dia 14/01/2018 até 04/11/2018, mas teve seu encerramento no dia 26/10 tendo como seu total das vagas preenchidas, mais de 900 atletas somando todas as categorias, na ultra foram mais de 300. [NÃO DEU PARA QUEM QUIS] Mesmo devido ao preço que ficou alto nos últimos lotes chegando em R$ 200, as inscrições encerraram antes do tempo.
[KIT ESPECIAL] ULTRA 50K
  • Camisa manga curta dry fit (100% poliamida)
  • Viseira esportiva
  • Squeeze dobrável 500 ml
  • Sacochila
  • Número de peito
  • Medalha de finisher**
  • Seguro atleta
  • Pulseira de prova, área de hidratação pós prova e para a festa de encerramento com banda ao vivo
  • Saco transparente de 50 litros para ser usado no ponto de reabastecimento
  • Hidratação no percurso com água
  • Área de abastecimento no km 36 com frutas, água, refrigerante, suco e lanche
  • Mesa de frutas na chegada e hidratação com água, suco e refrigerante
  • Certificado de Ultramaratonista***
**Para receber a medalha de finisher o atleta deverá estar classificado ao cruzar a linha de chegada e deverá ter cumprido as regras previstas no regulamento da prova. Regra válida para todos os percursos.
*** Para receber o Certificado de Ultramaratonista o atleta deve ter concluído o percurso de 50 km e deverá ter cumprido as regras previstas no regulamento desta prova.
[LOCAL DA ENTREGA DO KIT] Na praça dos garimpeiros, de quinta, 15/11, até sexta-feira, 16/11.
[LARGADA] Pontualmente às 9 da matina, horário local. Perguntei o motivo da largada ser nesse horário, a resposta obtida é que mais cedo o Cruzeiro tem muita neblina dificultando a visibilidade dos atletas o que poderia acarretar em acidentes.
[PERCURSO] Desenhado especialmente para passar pelas mais belas paisagens de Mucugê, o coração da Chapada Diamantina. A UTCD é um desafio único que aconteceu nos mais variados terrenos que a natureza pode oferecer, como singletracks, travessias de rios, passagem por cachoeira, lajedos de pedras, estradões de terra, subidas e descidas de montanhas e passagem pelas ruas de pedras do Centro Histórico. [DETALHE] Nos 50K teve um tempo de corte de 06h30min no km 36, tendo como obrigatório após 14h30min sair da área com lanterna, pois os últimos 14 km eram os mais difíceis, certamente iria chegar a cidade a noite.
[HIDRATAÇÃO]
  • 1 - km 4,5 - água
  • 2 - km 10 - água
  • 3 - km 32 - água, isotônico, batata preparada por uma cozinheira nativa
  • 4 - km 36 - água, isotônico, batata, refrigerante sabor cola e frutas
  • 5 - km 46 - água
[ESTRATÉGIA] 22 km separavam o 2º posto do 3º e foi avisado que haveria fontes naturais e apesar da cor amarelada, os nativos informaram que poderia usar sem problema. Entretanto, consegui da largada até o km 32 usar apenas a hidratação que levei na mochila 1,5 L no reservatório, na frente 500 ml cada lado garrafinha e mais 500 ml de isotônico atrás na mochila. No km 36, ponto de corte, os atletas poderiam deixar uma sacola fornecida pela organização com itens no qual gostaria de levar para continuar a prova, cada atleta tinha o seu local bem reservado e organizado.
[CHEGADA] Mesmo local da largada, na praça da cidade.
[MINHA ULTRA]
[7h50min] Chego para sentir clima da prova e deixar itens do qual irei precisar após os 36 km (claro se eu tivesse sucesso de chegar la antes do corte) que era de 6h30min. Olho em volta e vejo todos sorrindo, sentindo como a cidade realmente se preparou para aquele momento, eu diria que nunca havia sentido todo aquele clima antes em uma cidade, nativos ou não estavam em uma só sintonia.
[8h50min] Fico na frente da largada e vejo as bandeiras de todos os estados dos participantes inscritos na prova (faltaram apenas três para completar a nação brasileira) era algo lindo, começo andar para largada e ficando lá atrás, estava com medo de na largada, onde tendo mais de 900 atletas acabar machucando naquela euforia.
[9h] Foi dada a largada, porém ninguém pode ultrapassar o carro de apoio, controle da organização para não haver problemas, até sairmos da cidade e entrarmos na trilha, o que não demorou nem 1 km.
[META] Largada na tranquilidade, tudo sob controle até o km 14, pois comecei a sentir tornozelo que dias antes havia machucado andando na cidade, paro e começo andar rapidamente sabendo que tenho tempo para cumprir, e logo traço um novo objetivo já que estava sentindo dor, correr 2 min e andar 1 min fazendo isso em um ritmo constante, e logo percebo que fiz escolha certa, logo ultrapasso atletas que estavam muito na minha frente, no km 20 sinto que não tenho mais nenhuma dor no tornozelo e dava para manter um ritmo leve.
[CALOR] Chegando no km 32, reabasteço e sigo novamente com uma atleta de Brasília que vem me acompanhando desde o km 14. Pensamos que seria uma parte tranquila já que faltava apenas 4 km para chegarmos ao corte com sucesso, porém o sol abriu naquela cidade e maltratou muito.
[O CORTE SE APROXIMAVA] km 36 - 15h10min, UFAAAAAA consegui com 20 min de crédito. Estou totalmente desnorteado, apenas escuto alguém da organização gritando "Número 7 vem, vem!" Avistei minha cadeira com os itens no qual havia deixado antes da largada. Ao tirar o tênis para trocar a meia, meu pé tremia muito que mal conseguia colocar a meia limpa, uma pessoa  se aproximou e ajudou muito, uma outra deu remédio para dor e o que eu mais ouvia era "Você tá bem; vai completar; força negão; bora bora; não esqueça a lanterna".
[PEDREIRA] E agora vem a parte cabulosa da prova, foram os 14 km mais longos da minha vida, sair da cidade, pego asfalto rapidamente e torno e ir novamente para trilha, precisamente atrás do cruzeiro, visual de tirar o fôlego, cheios de montanhas, porém ainda não conseguia correr no mesmo ritmo, apenas andava rapidamente. No km 40, passadas mais rápida, sinto meu corpo bem e volto a correr, vou deixando os corredores que me acompanhavam para trás, mas sempre deixando alertas que estávamos no caminho certo.
[KM 36] Último ponto de hidratação, o organizador estava lá e sempre gentil e atencioso, perguntou se estava tudo bem e indicou o caminho, era o CRUZEIRO, uma montanha sem FIM. Escalei com outros atletas de São Paulo e a cada passo, a impressão de que ele ficava maior e não terminava nunca, ao chegarmos ao topo já estava escuro e agora seria totalmente andando já que estava muito escuro mesmo com lanterna, agilizei um "cajado" improvisado antes de subir e ajudou bastante.
[ESCUTO VOZES] Às vezes dava para ouvir gritos da cidade do narrador da prova, sabíamos que dava para eles saberem onde estávamos, pois as lanternas faziam caminhos no alto do cruzeiro.
[DESCLASSIFICADO?] Descemos do cruzeiro e pensamos que já havia passado das 10h de prova, estamos desclassificados, MAS que nada amigos o organizador da prova estava lá e gritou, vocês tem mais 8min corram, corram, corram, ... sebo nas canelas, ARROCHA,  8 atletas que nunca havíamos nos vistos antes, São Paulo e Fortaleza correndo, gritando, chorando, em uma só emoção, então chegamos a cidade e lá estavam várias pessoas fazendo um cordão e aplaudindo como se fossemos campeões, e é assim que me sinto - Campeão, afinal os perdedores são aquelas que usam as desculpas para ficar no comodismo.
O que posso dizer a todos é que FAÇAM essa prova, não por ser uma ULTRA, mas por tudo que ela fará você sentir.