Pular para o conteúdo principal

[DESBRAVANDO] Maratona do Rio 2018

A Maratona Internacional Caixa da cidade do Rio de Janeiro chegou na sua 16ª edição, que ocorreu nos dias 02 e 03 de junho. Nessa edição aconteceram várias inovações para agregar ao evento, tais como: o desafio da cidade, correr 21km no sábado e 42 no domingo; a maratoninha para a criançada no sábado; o percurso de 10km no domingo; um corredor de comidas saudáveis para os visitantes, amigos e parentes que foram torcer na chegada pelos corredores, no sábado e domingo. Contou com aproximadamente 38 mil inscritos, distribuídos entre as categorias: maratoninha, 6km, 10km, 21km, desafio da cidade e 42km, sendo 14 mil para a maratona. Realmente é um evento internacional!!
[INSCRIÇÃO] No primeiro lote que eu paguei, custou 170 reais com direito ao ônibus, mas tinha como opção comprar o ticket do transporte no recebimento do kit, na feira Expon Rio Run, no valor de 20 reais. Lembrando que o desafio da cidade esgotou de imediato, e os demais percursos poderiam se inscrever até um mês antes do evento.
[KIT DA CORRIDA] 01 camiseta, 01 viseira, 01 chip anexado ao número de peito (novidade esse ano), revista com informações gerais e alguns produtos dos patrocinadores e desconto dos stands na feira Expon Rio Run, local que se destaca por ser ponto de encontro para a retirada dos kits. 
[LARGADA PONTUAL]  Às 7h, não houve atraso.
[PERCURSO] Largou da praia recreio dos bandeirantes e percorreu todo o litoral da cidade maravilhosa até o aterro do Flamengo. O percurso, esse ano, foi exclusivamente para a maratona, pois a meia aconteceu no sábado.
[HIDRATAÇÃO] Água gelada em garrafa e copinho a cada 3km, isotônico em copo (nas edições anteriores eram em garrafa) a cada 5km, e alimentação (frutas, biscoitos doces e salgados) no km 36, e com vários postos de ajuda e ambulância.
[CHEGADA] Uma sacolinha com 01 banana, 01 barra de cereal e 01 garrafa de isotônico. Por sinal muito fraco para quem correu uma maratona, mas isso não tirou o brilho do evento, e espero que eles revejam esse item nas próximas edições. E as banheiras de gelo.
A Maratona do Rio integra o calendário oficial de eventos e datas comemorativas da cidade. A tradição e a excelência da prova, além do cenário único pela orla carioca, ajudaram a colocar o evento entre os melhores de sua categoria no mundo. O número recorde de inscritos consolida a Maratona do Rio como a maior corrida de rua do Brasil e uma das mais desejadas do calendário mundial. 
Essa foi a minha terceira participação nesse grande evento, nos anos 2016, 2017 e 2018, e continuarei participando!!!! Essa maratona é nota 10!!!!!
Por Socorro Aranha, publicitária e maratonista amadora.

Comentários