Pular para o conteúdo principal

[DESBRAVANDO] Canions Ultramaraton XTREME 2018

Canions ultramaraton, o que dizer sobre essa corrida?

Por Plauto Holanda, Treinador esportivo / Personal Trainer / Diretor técnico da equipe Núcleo Outdoor
De início, soube da prova através do próprio organizador e logo em seguida pela nossa amiga e super atleta Ana Lúcia que de imediato se encantou pela prova. Eu como sempre costumo fazer,  fui mais a fundo na busca por informações e detalhes sobre o evento (recomendo a todos sempre fazerem isso), pois antes de investirmos gastos financeiros e tempo em uma viagem para correr, devemos sempre buscar saber o máximo de detalhes possível. 
[O DESPERTAR] Local, custos, logística, enfim, percebi que algo me chamou muito a atenção, a história… sou fanático por história e se tratando do nosso querido Nordeste, sou mais ainda. [HISTÓRIA] Quando vi que a corrida passaria por lugares que o “Rei do Cangaço”, o tão conhecido Lampião passou e vivenciou junto de seu bando, eu logo me encantei. 
[DICA VALIOSA] Não busquemos corridas apenas por causa de seus padrões técnicos, pois existem muitas outras riquezas que uma corrida pode nos dar.
[PLANEJAMENTO] Dado essa atração pela história logo fomos atrás de nos organizarmos para desbravar, e daí - porque não levarmos uma turma do nosso Estado? Com isso a Ana Lúcia encabeçou uma divulgação e logo os primeiros interessados surgiram, eu confesso que por questões financeiras e compromissos familiares decidi ir de última hora, mas muitos já foram se juntando e assim formamos nossa "tupe" do Ceará.
[#VAMOSPCIMA] Partimos num ônibus fretado com nossa "seleção de Ultra-Trails" 😀, todos amantes das corridas longas e em locais de mais natureza, provindos de diversos grupos e equipes, mas formando ali uma equipe só, a dos corredores do Estado do Ceará. Alguns iriam enfrentar os 85 km da corrida totalmente sozinhos, outros fariam em duplas e em trio.
[TERRAS DE LAMPIÃO] Chegamos na sexta dia 01/03, depois de 14 horas de viagem e fomos logo receber os kits para depois tentarmos comprar alguns alimentos que usaríamos durante a corrida e logo depois cama (descanso total 😴). 
[LARGADA] 3 da madrugada do sábado, todos estavam de pé para aprontarmos nosso material para partirmos para a largada, 5h. Dada a largada pontualmente cada um saiu ali para dar o seu melhor e não deu outra, os cearenses chegaram muitos bem, ficamos com o 2° e 3° lugares gerais dos 85 km solo, e logo em seguida iam chegando os outros, e também nas duplas ficamos com dois lugares no pódio, outros honrosos 2° e 3° lugares. 
[CHEGADA] Depois ficamos ali na linha de chegada atentos a todos os outros que ainda faltavam, vibrando a cada um que chegava até os últimos atletas cearenses concluírem. Ao final todos se encheram de muita alegria, pois ninguém havia desistido, todos os que largaram cumpriram seus objetivos e triunfaram com glória. 
[SURPRESA] CEARÁ - 3° maior delegação de atletas, premiação especial criada pelo evento. Não me ative em falar muito de partes técnicas da prova, mas posso dizer, foi tudo muito bem organizado, bem redondo, todos os locais no decorrer de 85 km com staffs atentos e dispostos, gente dali mesmo, das cidades circunvizinhas e região. 
[CENÁRIO] O que dizer? Um local tão lindo e tão único que foi cenário até de novela... 😜 Vale muito a pena ir conhece aquelas bandas desse nosso nordeste, conhecer mais a fundo nossa história, poder sentir a beleza do simples, que só nosso Nordeste tem.
[DESTAQUES] Parabéns para todos da delegação cearense, mas em especial ao Sr. Didi, que no auge dos seus 62 anos não só era o atleta com mais idade, mas ainda encarou os 85K solo. Muitos outros dos nossos fizeram ali suas estreias, para uns foi a primeira ultra, para outros a primeira maratona e outros ainda o primeiro pódio... enfim, todos os desbravadores voltaram de lá cheios de alegria, energia e com desejo de mais superação.

Foto/Arte - @machado.ale

Perfil Amig@ CORREFOR

  • Ano que começou a correr – aos 14 anos de idade
  • Prática a corrida com supervisão técnica - Sim, profissional da área
  • Pisada – Neutra
  • Marca de tênis favorita – Salomon
  • Quilometragem média semanal – em período competitivo de 100 a 150 km
  • Distância favorita – 50 e 80 km
  • Percurso máximo percorrido – 31h 51min na UTMB 
  • Prova dos sonhos – UTMB 😬 (as européias em geral me atraem mais)
  • Utiliza GPS ou aplicativo? Se sim, qual? – Suunto Ambit2
  • Prática outra atividade física? Caso sim, qual? - Não, apenas corrida (por falta de tempo não faço outras atividades)

Comentários

Postar um comentário