Pular para o conteúdo principal

[DESBRAVANDO] KTR Ilha Bela/SP 2017

A etapa KTR (Kailash Trail Run) Ultra 80K Ilha Bela foi realizada no último sábado, 11 de nov. de 2017, na cidade de Ilha Bela/SP. 
As provas da KTR são conhecidas pelo nível elevado nível de dificuldade nos seus percursos. Participar de qualquer etapa é conhecer realmente o quanto isso é verdade e minha participação do KTR Ilha Bela, desbravando 36 km, foi a confirmação disso. 
Para começar, os equipamentos exigidos pela organização aos corredores – e são muitos – enerva e dá um ar de vestibular na hora da conferência dos itens selecionados. A proposta de auto-suficiência do corredor, sem pontos de hidratação na corrida, é outro momento de temor no espírito do esportista. É preciso fazer um plano e saber economizar a água da mochila para não faltar onde mais se precisa, que é nos quilômetros finais. Daí é pegar o comboio (4x4) que nos leva até o outro lado da ilha, em Praia de Castelhanos, e ralar os grips no chão. Estradas de areia fofa, estradão de calçamento (subindo e descendo), muito singletrack – esta parte, a mais capciosa, em mata fechada, (mata atlântica, para melhor dizer) pedras, beiradas de ribanceiras, trechos que requer técnica e cautela – neblina, cachoeiras e... subidas, íngremes, elevadas, infindáveis. O percurso todo é muito bem sinalizado, fitas e placas, com staffs nos pontos de bifurcações e outros onde os corredores poderiam ficar em dúvida. O ponto alto – em todos os sentidos – é a subida para o pico do Baepi, uma das partes mais altas da ilha. Ainda por cima que tinha chovido à noite anterior e a lama tornou a parte mais alta ficar mais íngreme. Escorregões, arranhões, quedas, "skibunda in natura", fizeram parte do percurso comum a todos, com trechos onde não se sabia como subir nem como descer. Na chegada, comentários diziam que muitos desistiram na subida. 
O fato é que foi uma das corridas de mato mais cruéis e pesadas que participei, mas todo corredor de mato é masoquista e, por isso, digo que foi muito bom!
Por Jarbas Almeida

Comentários