Pular para o conteúdo principal

[HUARACHES] Adaptação e baixo custo

Pra quem curte corrida minimalista...
Comecei a me interessar sobre esse assunto por causa de um colega que morava em Fortaleza, Rodrigo Mascarenhas, que corria com uma chinela estranha feita por ele mesmo. Depois de muito pesquisar e ler sobre o assunto, resolvi comprar tênis com drops mais baixos, o que mais gostei foi o Nike Free Flyknit 3.0. A principal diferença é a forma de pisar, que antes era com o calcanhar, e depois passou a ser com o médio pé. Com as huaraches, no caso, fica sendo com a parte da frente do pé, além de exigir muito mais da musculatura, principalmente da panturrilha. Outra coisa que acontece naturalmente pra quem corre de huaraches/descalço é a passada mais curta e o aumento da frequência (número de passadas por minuto). Lembrando que a transição é muito lenta, caso contrário corre o risco do corredor se lesionar, pois durante muito tempo estava acostumado a correr de tênis. Estou correndo com as huaraches há 6 meses. Comprei um par de havaianas, tirei o cabresto e coloquei o cordão. Preço do calçado? R$ 15.
Pesquisas recente apontam que 75% dos corredores correm tocando primeiro o calcanhar no solo, 24% correm aterrissando com o médio pé, e apenas 1% corre tocando primeiro o antepé (CASTANHARO, 2015). Porém, não existe comprovação que nenhum tipo de pisada evite lesões, embora no meu ponto de vista, pisar com o calcanhar não é benéfico, pois o calcanhar não foi feito pra receber impacto. Tênis também não previne lesões, isso tem muito mais a ver com a biomecânica da corrida. Uma boa leitura que indico é “Nascido para correr”, de Christopher McDougall, que conta a história dos tarahumaras, tribo indígena mexicana que corre há várias gerações com suas huaraches feitas com solas de pneu e são exímios ultramaratonistas. O livro cita a Ultramaratona Caballo Blanco, que também foi tema de um dos episódios do Planeta Extremo, porém o repórter Clayton Conservani abandonou a prova.
Por Diniz Gurgel, Servidor Público
Perfil Amig@ CORREFOR
  • Ano que começou a correr – 2009 
  • Prática a corrida com supervisão técnica - Não 
  • Pisada – Neutra 
  • Marca de tênis favorita – Nike Free 
  • Quilometragem média semanal – 40 a 50 km 
  • Distância favorita – 21 km 
  • Percurso máximo percorrido – 42 km 
  • Prova dos sonhos – Maratona da Muralha da China 
  • Utiliza GPS ou aplicativo? Se sim, qual? Garmin 
  • Prática outra atividade física? Caso sim, qual? Natação, ciclismo e musculação
Referência
CASTANHARO, R. Método com pior impacto é utilizado por 75% dos corredores, diz pesquisa. Eu Atleta, publicado em 18/04/2015. Disponível em: <https://goo.gl/m4Pjbo>. Acesso em 25 out. 2017.

Comentários

  1. Leitura interessante. Pisar aterrissando o médio pé. Sempre pisei assim e nunca tive problemas nas corridas. Recentemente, recebi orientação que deveria pisar com o calcanhar. Mudei a pisada e agora vivo tendo dores no tendão e panturrilha.

    ResponderExcluir

Postar um comentário