Pular para o conteúdo principal

[SANTA QUITÉRIA/CE "Cícero Damasceno"] 27 ago./2017

Há alguns meses fui informado que na comemoração do aniversário de emancipação política da minha cidade natal, Santa Quitéria, haveria uma corrida comemorativa com distâncias de até 21 km.   Desde então, convidei alguns amigos para participarem da corrida sem receio nenhum, pois sabia que os organizadores eram pessoas sérias e fariam o possível para que o público gostasse. Como a corrida tinha premiação em dinheiro, vieram atletas com nível técnico de diversos municípios do Ceará (Fortaleza, Quixadá, Morada Nova, Hidrolândia, dentre outros) e até de outros estados (Pernambuco). 
Inicialmente, alguns amigos que havia convidado relataram que o fato da largada ser às 6 e meia da manhã faria que os 21 km fossem "muito desgastantes" por conta da elevada temperatura do município nessa época do ano. Até relatei essa preocupação para a organização da prova, porém repassaram que como já haviam divulgado o horário da largada para às 6:30, nessa edição o horário não sofreria alteração. Além disso, possibilitaria uma maior participação da população no acompanhamento da largada. 
[KIT] A entrega dos kits foi rápida e organizada. Recebi meu kit no sábado à tarde.
E a corrida?? 
[LARGADA] Pois bem, houve um pequeno atraso, cerca de 15 minutos. Fazendo com que largássemos às 6:45h. 
[HIDRATAÇÃO] Houveram diversos pontos de hidratação, distribuídos a cada 3 quilômetros, aproximadamente, e os Staffs foram sempre muito educados. 
[PERCURSO] No percurso, houveram diversas subidas fazendo com que o grau de dificuldade da prova fosse considerado moderado por alguns amigos e inclusive por mim. 
A alta temperatura que havia sido temida pelos corredores que se inscreveram nos 21 km foram amenizadas por um domingo atipicamente nublado durante uma boa parte do percurso.
O Departamento Municipal de Trânsito junto com a Polícia Rodoviária Estadual fizeram o balizamento da prova e apesar de ter visto poucos veículos transitando na rodovia estadual que foi utilizada como percurso, considero que os atletas tiveram segurança adequada durante todo o trajeto. 
Haviam ambulâncias no local para garantir socorro médico aos participantes e a cronometragem foi realizada por integrantes da Federação Cearense de Atletismo.
A premiação prometida no regulamento foi devidamente paga no ato de entrega dos troféus.
Conclui a meia maratona em 1h 51min e 27 seg, dentro do previsto. 
Aqui registro meus parabéns a corredora e amiga Lia Campos que tirou 3º lugar geral nos 21 km feminino. 
A organização da prova, num segundo momento, conversou com alguns participantes pedindo um Feedback do evento e solicitando sugestão de o quê melhorar na edição do ano que vem. 
Contudo, acredito que pelo fato dessa ter sido a primeira meia maratona organizada no município de Santa Quitéria, o evento foi um sucesso. Muito bem organizado, bastante hidratação e atenção dos organizadores. A meu ver, o único ponto negativo foi o atraso na largada, porém que de forma alguma tirou o brilho da prova. 
Ano que vem certamente estarei de novo prestigiando o evento.

Por Janio Emanuel Cavalcante, Farmacêutico Bioquímico
Foto - Ao lado do Gigante Cícero Damasceno (com a bandeira do Brasil) - Homenageado na Meia Maratona de Santa Quitéria, prova levou seu nome, pois desbravou 2776 km, largando do Rio de Janeiro e chegando na sua terra natal, Santa Quitéria/CE. Destaque, a cada 50 km Cícero plantava uma muda de Ypê com intuito de despertar em todos a preservação do meio ambiente.

Perfil Amig@ CORREFOR
  • Ano que começou a correr – 2011
  • Prática a corrida com supervisão técnica - Não 
  • Pisada – Supinada
  • Marca de tênis favorita – Asics
  • Quilometragem média semanal – 40 km
  • Distância favorita – 42 km
  • Percurso máximo percorrido – 95 km
  • Prova dos sonhos – Ultra dos Anjos 235 km 
  • Utiliza GPS ou aplicativo? Se sim, qual? – Tom tom Sports 
  • Prática outra atividade física? Caso sim, qual? Musculação

Comentários