Pular para o conteúdo principal

[ORIENTADO] Musculação para iniciante na corrida de rua

9 EXERCÍCIOS PARA FORTALECER A MUSCULATURA DO CORREDOR
Por Alexandre Aguiar, Profissional e Professor de Educação Física
   É importantíssimo e fundamental, para que o iniciante de corrida de rua tenha sua musculatura preparada e fortalecida, pois ajuda a proteger as articulações, ossos e entrem outros, além dos próprios músculos. Todos os principais grupos musculares devem ser trabalhados para se manterem fortes, principalmente os membros inferiores, para absorver os impactos das passadas por mais tempo, preparando o corpo, evitando alguns desequilíbrios e indesejadas lesões.
   O trabalho muscular é essencial para que o atleta tenha um bom desempenho durante a corrida. Entretanto, se você quer começar a praticar essa atividade, é importante que siga um trabalho de fortalecimento muscular equilibrado. A musculação nas academias é uma das opções para chegar ao seu objetivo, acompanhado por profissional capacitado, que dê todas as orientações quanto ao treino para atender melhor todas suas necessidades.
   Os exercícios indicados neste tipo de treinamento são para o corpo todo, fortalecimento da região do core (formada pelo abdômen, lombar e glúteos) e dos membros inferiores.
1-PRANCHA FRONTAL
Importante para fortalecer a região do CORE (região abdominal, lombar, pelve e quadril), dará estabilidade ao tronco e auxiliará na rotação da pelve usada na hora de correr.
2-AGACHAMENTO LIVRE
Exercício mais completo para os músculos inferiores, o agachamento irá fortalecer diversos grupos musculares e articulações, aumentando a resistência muscular.
3-CADEIRA EXTENSORA
É importante para fortalecer a região do quadríceps, músculos da coxa. Irá auxiliar, também, na absorção de impacto durante a aterrissagem e, ainda, garante uma melhor impulsão na corrida, melhorando o desempenho e protegendo de lesões.
4-CADEIRA FLEXORA
Este exercício, diferente da cadeira extensora, fortalece a parte posterior da coxa. Também garante mais força para a absorção de impactos e ajuda a evitar lesões comuns em corredores.
5-CADEIRA ABDUTORA
Atua em uma área importante para o corredor. Os glúteos, quando fracos podem ter um sobrecarga e gerar lesões. Fortalecendo os músculos dessa região você estabiliza a pelve.
6-FLEXÃO PLANTAR
Este exercício, será responsável por fortalecer a panturrilha, musculatura de grande importância na geração de força inicial da passada.
7-REMADA SENTADA
O fortalecimento das costa ajuda a estabilizar a região posterior, permitindo um melhor controle da inclinação do tronco durante a corrida.
8-CRUCIFIXO
Fortalecendo o peitoral conseguimos uma postura do tronco adequada e, ainda, melhor eficiência no movimento do braço na hora de correr.
9-ELEVAÇÃO LATERAL
Ombros fortalecidos ajudam a ter um movimento harmônico e eficiente dos braços ajudando assim a manter o desempenho.
[FOTOS] Alexandre Aguiar - Academia C&L Fitness

Comentários