Pular para o conteúdo principal

[ORIENTADO] Você sente dores na "Canela" ao correr?

VOCÊ SENTE DORES NA "CANELA" AO CORRER?
Por Dra. Indira Cavalcante, Fisioterapeuta e Docente em Fisioterapia

Isso tem nome e chama-se Canelite. A canelite consiste na inflamação causada por stress no principal osso da canela, a Tíbia, ou por lesões nos músculos tendões desta região. Comum em corredores iniciantes, com sobrepeso ou que estavam há tempos no sedentarismo.
Sintomas?
O primeiro sinal são dores na região anterior da perna depois de treinos e corridas. Caso não seja dado a importância devida pode tornar-se uma fratura por stress, o que requer em casos mais graves afastamentos das atividades físicas de alto impacto. Busque um médico para um diagnóstico clínico e um fisioterapeuta para diagnóstico cinético funcional.
Causas?
Aumento de volume de treino, como por exemplo; treinos específicos para ganho de performance e resistência (treinos de tiros e longos) além da falta de fortalecimento muscular de membros inferiores.
Tratamento
A fisioterapia é o seu maior aliado neste período de tratamento dos sintomas como a dor, dificuldade de caminhar e fortalecimento da região acometida. O médico irá em uma fase aguda indicar anti-inflamatórios específicos para o seu caso. Repouso também é necessário até a recuperação!
Prevenção
Você sabia que existem tipos de pisada? O seu tênis precisa ser ideal para estabilizar a forma em que seu pé se comporta durante uma corrida, para que assim lhe traga estabilidade. Alongamentos e exercícios específicos como: se sua dor for na parte interna, ande com os pés apontados para fora durante um minuto; caso a sua dor venha a ser na região externa ande com os pés apontados para dentro também por um minuto. Alongue a região de panturrilha afim de estender a musculatura da região e proporcionar menos lesões e maior conforto. Aquecer o corpo antes de iniciar uma corrida com polichinelos por exemplo, prepara a sua musculatura para o impacto. Muita dor? A crioterapia (gelo) alivia as dores, mas não trata a causa da sua dor e lesão.

Prazer compartilhar conhecimento com o CORREFOR.
Foto - Indira Cavalcante
PERFIL AMIG@ CORREFOR

  • Ano que começou a correr – 2016
  • Prática a corrida com supervisão técnica – Triativo Assessoria Esportiva
  • Pisada – Neutra
  • Marca de tênis favorita – Nike e New Balance
  • Quilometragem média semanal – 50 km (incluindo as outras modalidades)
  • Distância favorita – 10 km
  • Percurso máximo percorrido – 21 km
  • Prova dos sonhos – Ironman
  • Utiliza GPS ou aplicativo? Se sim, qual? Garmin/Strava
  • Prática outra atividade física? Caso sim, qual? Natação e Pedal

Comentários

  1. Não sou fã de musculação, mas como gosto de correr, essa atividade tem que fazer parte da minha rotina.

    ResponderExcluir

Postar um comentário