Pular para o conteúdo principal

[ORIENTADO] Musculação e Corrida de Rua

A IMPORTÂNCIA DA MUSCULAÇÃO NA CORRIDA DE RUA
Por Alexandre Aguiar, Profissional e Professor de Educação Física

     Nos últimos anos, pode se compreender e analisar como a corrida de rua conquistou cada vez mais adeptos, tornando-se uma modalidade esportiva tão importante no contexto das atividades físicas, sejam profissionais ou amadoras, pois houve um número crescente e significativo de pessoas que adotaram a mesma como prática de exercícios físicos. Com esse aumento, pelo fácil acesso ao esporte, por estar ao alcance das maiorias das pessoas, por ser praticado em ruas, parques, espaços públicos, entre outros locais, vem aumentando demasiadamente o número de praticantes que começaram a sentir algumas dores musculares, articulares e futuras lesões.
     Como qualquer esporte, a corrida de rua exige preparação física de seus praticantes, necessitando associar a musculação abrangendo o corpo todo, já que os músculos envolvidos na sustentação auxiliam em um bom desenvolvimento da corrida. No entanto devemos priorizar principalmente os membros inferiores no treinamento em todas as fases de acordo com a evolução e objetivo.
     Trabalhando musculaturas especificas, como o quadríceps, coxa, glúteo, posteriores de coxa e a panturrilha fortalecendo toda essa estrutura para uma economia de esforço, rendimento permitindo acelerações maiores e manutenção de velocidade, resistência, aumento de força, aptidão cardiovasculares, correção dos desequilíbrios musculares e principalmente, para a prevenção de lesões.  Isso porque a musculação proporciona a capacidade de realizar uma corrida com o nível de desgaste fisiológico bem menor quando comparado aos corredores que não realizam o treinamento de força muscular como complemento de seus treinos. 
    Por isso a musculação é parte importantíssima e fundamental do treino do corredor para a manutenção de sua eficiência, performance, fortalecimento e segurança dentro da mesma induzindo o corredor a suportar por mais tempo seus objetivos.
É importante frisar que todo treinamento dos exercícios deve ter acompanhamento de um profissional, professor de educação física.
Foto - Alexandre Aguiar

PERFIL AMIG@ CORREFOR
  • Ano que começou a correr – 2011
  • Prática a corrida com supervisão técnica – Profissional da área
  • Pisada – Neutra
  • Marca de tênis favorita – Asics
  • Quilometragem média semanal – 30 km
  • Distância favorita – 21 km
  • Percurso máximo percorrido – 50 km
  • Prova dos sonhos – Maratona de Nova York 
  • Utiliza GPS ou aplicativo? Se sim, qual? Não
  • Prática outra atividade física? Caso sim, qual? Musculação

Comentários

  1. Olá,qual exercício. Básico para corredor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Já estamos elaborando sua resposta em formato de postagem. Obrigado!

      Excluir
  2. Passei a fazer musculação por causa da corrida. Realmente tenho que admitir a importância dela. Excelente artigo

    ResponderExcluir
  3. muito importante a musculacao para fortalecimento

    ResponderExcluir

Postar um comentário